quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Nós não vamos fazer nada?







Eu amo noticiários. Gosto dos sérios. Mas gostaria de fazer um breve comentário aqui, sobre esse excesso de informação a respeito das vítimas do Haiti.
É claro, foi uma tragédia de enorme proporção, mas toda esse sensacionalismo barato,
acaba banalizando o fato em si.
É triste ver tudo isso na tv, e de forma tão cruel.

Porém, há algo que gostaria de comentar. Mais ou menos na mesma época, houve os deslizamentos de terra em Angra, que também matou muita gente. Tempo de mídia? Exatamente 2 semanas, o suficiente para todos os veículos de reportagem se despencarem até lá, e mostrar toda a dureza da situação. Mas depois, acabou o assunto. E a seriedade? E a gravidade? E o carnaval que fizeram sobre a morte da japinha, filha dos donos da pousada? A dor dos pais já passou? Será?

Outro grande problema enfrentado por nós BRASILEIROS, é a seca que destrói o nordeste.
Acho que ninguém, tem noção, do que é o sertão nordestino. Eu tenho, porque eu já vi, já tive a oportunidade de pernoitar nesse lugar, e digo, não foi uma noite das mais fáceis.
As pessoas passam fome mesmo! Não tem nada em casa pra comer, nem pra fazer 'mistura'. É triste. Quando se olha pra imensidão daqueles campos terrosos, só o que se vê é tristeza, crueza, nada de verde. Aliás, sim, a palma, único alimento fornecido aos animais de criação, como bois, e jumentinhos. Esses são os únicos que se alimentam, e garanto que eles não são muito saudáveis.

Enfim, depois desse pequeno relato, gostaria que entendessem meu ponto de vista. Não estou desmerecendo a gravidade do terremoto no Haiti.
Mas o Brasil passou por uma tragédia, muitos perderam suas casas, suas famílias, seu chão, TAMBÉM. Não só os haitianos.
O problema da seca, tá, nem só no nordeste, mas nos arredores áridos do país; isso é o ano todo. Não é consequência de um fenômeno isolado.

O que achei e acho ainda, incrível, é ver o governo brasileiro se mobilizando, se desesperando ''abrindo as portas'' (pra não dizer que abriu outra coisa) de seu capital, mandando + de 2000 militares pra lá, pra ''reconstruir'' o país.
Tá.
Mas... pra Angra dos Reis, o batalhão do Corpo de Bombeiros tá bom né? A ajuda das subcelebridades bastam né? Uma conta do Ação Global também?
E pro nordeste, que resta é a ajuda do Bispo Marcelo Crivella? Que é um bonito trabalho, mas óbvio que tudo tem cunho político.

Uma meta foi traçada, dizendo que o Haiti, se reconstruirá, em dez anos. Será que daqui a dez anos teremos + de 2000 soldados brasileiros lá?

Cadê a força tarefa nos morros e favelas dominadas pelo tráfico e pelas mílicias?

Por que a pouca importância?

Me sinto uma brasileira idiota.

Quem responderá as minhas perguntas?

Um comentário:

  1. Concordo com suas palavras.
    É muito mais seguro, e midiático, fazer coisas pelo Haiti do que pelos daqui.
    Uma miséria não substitui a outra, mas a máxima bíblica diz: "ajuda teu próximo".
    Deveríamos primeiro combater nossos problemas, embora seja cruel dizer, que provavelmente se não ajudássemos o Haiti, duvido que o que vai pra lá, viesse/fosse pra cá.
    Triste e cruel verdade.

    ResponderExcluir