quarta-feira, 1 de junho de 2011

INSTANTES
 
Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser perfeito; relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido; na verdade,
bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilhas,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente
cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos,
não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas;
se eu voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço
no começo da primavera, e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vida pela frente.
Mas vejam, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo...
   
Jorge Luiz Borges - Suiça/1986

Estamos estudando Borges em Literatura Hispano-Americana, e esse poema, só me fez lembrar de uma pessoa. 
Além dessa pessoa, me fez lembrar várias outras coisas.
Borges fala muito dessa ideia de tempo. Do minuto que passou e não volta, que já é passado e que a gente não pode mais mudar.
Aí eu fico pensando... Por que raios morremos em função de um passado. Fazer o futuro é preciso. Não se vive do que um dia já foi. Eu demorei tanto tempo pra me dar conta disso. Não que eu ainda não pense nisso. Mas é uma coisa engraçada. O ser humano gosta de sofrer. Sei lá por que.
Também  não to criticando. Percebe onde eu quero chegar? Mas é que essa necessidade de viver o que já passou, de sentir aquela saudade triste me dá desespero, sendo que eu vejo nessa pessoa, não só uma vontade, mas uma capacidade enorme de ser feliz. Basta querer.
Mas, é como dizem, ''não se pode ter tudo''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário